Programação

14/08 – I Jornada científica de musicoterapia – MT Clinica/Social/Cientifica

09:00 – Abertura/ inscrição

09:30 – Coffee

09:50 – Conferência Inicial Música e Neurociência

10:50 – Mesa Redonda – Discussão da musicoterapia dentro das áreas clínica, social, científica . Com Marilena Nascimento, Igor Ortega, Michelle de Melo e Ana Maria Caramujo. Coordenação Roger Carrer.

12:20 – Almoço

14:00 – Apresentação dos cursos:

A) Ana Maria Caramujo- Musicoterapia Arquetípica – Um encontro com o seu Ser Criativo. 

B) Igor Ortega/ Robson Batista Eleutério-Criatividade Multissensorial

C) Roger Carrer- Música e elementos sonoros no processamento temporal de crianças com TDAH

14:30 – Início dos Cursos

16:00 – Coffee

16:20 – Debate sobre o Cursos

17:20 – Intervenção Roda de Tambores

18:00 – Encerramento

Dia 15 – XIV Fórum Paulista de Musicoterapia – 2015 – Rumos da MT Regional Paulista – Aonde estamos? Para onde vamos?

09:00 – Abertura

09:15 – Posicionamento do Tema

10:00 – Coffee

10:20 – Mesa Redonda – Como as pessoas vêm a musicoterapia na saúde. Com Viviane Louro, Marcos Cipullo. Coordenação Mt Juliana Carvalho.

12:00 – Almoço

13:30 – Apresentações de trabalhos – 1

A)Paulo Bitencourt:Inventando uma Clinica Musicoterapeutica; forças não sonoras se tornando sonoras.

B)Marcílio Miranda -O uso da tecnologia na intervenção musical

C) Roger Carrer: Musicoterapia Vibroacústica e interdisciplinariedade clínica e pesquisa.

15:00 – Coffee

15:30 – Apresentações de trabalhos – 2

D)Rodrigo Dias: Do divino ao profano.

E)Daniel Santana A contribuição da Musicoterapia no tratamento da Sindrome de west

F)Marília Prado:O feminino nas canções brasileiras

16:30 – Apresentações de trabalhos – 3

G) Sabrina de Souza Macedo Danças Circulares e Musicoterapia

H)Felipe Adam Kurschat: Caminhos da Musicoterapia; musicoterapia como prática psicoterapeutica.

I)Mirian Steinberg ECS: Escuta do Corpo Sonoro

17:30 – Intervenção

18:00 – Encerramento

Sobre alguns de nossos convidados:

Mt Michelle de Melo Ferreira

Graduada em musicoterapia pela FMU (2013) com aprimoramento em musicoterapia na reabilitação física (AACD -2014), especialista em Docência no Ensino Superior (FMU – 2015) e secretária da Comissão Científica da APEMESP (2015).

Ana Maria Caramujo Pires de Campos

Musicoterapeuta, Mestre em Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – 2012.Docente nos Cursos de Graduação e Pós-graduação de Musicoterapia UniFMU. Professora Convidada em diversos Cursos de Pós-graduação, além de especialista em psicoterapia  desde 1993.

Marilena Nascimento 

Graduada em musica pela( FCG) , pos graduação/ especialização em Musicoterapia ( FPA) e especialização em Medicina Comportamental ( UNIFESP ).Trabalho na área desde 1985, desenvolvendo um grande trabalho de mais de 20 anos como musicoterapeuta na AACD, dentre a participação em pesquisa no departamento de neurologia do nucleo de envelhecimento Cerebral UNIFESP, dentre outros trabalhos e Atualmente como profissional da área de Musicoterapia no Espaço terapêutico de Medicina Integrada – COLMEIA .SP-

Igor Ortega –

Músico, Musicoterapia formado pela FPA, professor de educação musical infantil, especialista em arte terapia pela Universidade Paulista UNIP e mestrando em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 Marcílio Miranda

Currículo: Marcilio Miranda – Mais de 10 anos de vivência em projetos de Tecnologia da Informação (TI), atuando desde a linha de frente ao apoio à diretoria. Fez vários cursos na área, tendo formação em Processamento de Dados. Atualmente cursa bacharelado em  Informática e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisa sobre tecnologia assistiva e audiodescrição. Oferece palestras e oficinas constantemente, dentre os locais já atuante estão: Curso de inclusão conservatório Mozart e escola de Tatuí; Instituto Bacarelli; Simpósio de educação musical especial; Congresso de educação democrática, Federal de Sã João Del Rei. Com três anos de atuação na área de inclusão, se dedicou à Consultoria de Tecnologia  apoiando grupos de teatro a ter uma identidade visual (Trupe do Trapo),  a implementação de projetos em Ongs (Instituto Grão de Areia) e a pesquisas dedicadas a mapear demandas especificas de Inclusão (Mais Diferenças). Participou de intercâmbios culturais inclusivos com nomes nacionais e internacionais, tais como Ben Glass, Piano Inclusive, Reinaldo Amorin e Barbatuques. Atualmente atua como diretor administrativo do Espaço Pedagógico de Artes. Foi premiado recentemente num congresso de Neurociências na UNICAMP com um artigo sobre música e neurociências.

Ana Maria Caramujo

 Mestre em Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – 2012. Docente nos Cursos de Graduação e Pós-graduação de Musicoterapia UniFMU. Professora Convidada nos seguintes Cursos de Pós-graduação da UNIP: Psicoterapia Junguiana – Corpo e Jung; Psicogerontologia; Recursos Corporais e Artísticos.. Professora Convidada no Instituto Junguiano de Brasília.. Psicóloga Clínica – Instituto Unificado Paulista -1983. Magíster no Modelo Benenzon – 2012. Especialista em Musicoterapia – Faculdade Paulista de Artes – 2002. Especialista em Cinesiologia – 1994 a 1997 – Sedes Sapientiae.. Especialista em Psicoterapia de Orientação Junguiana coligada à Abordagem Corporal – Sedes Sapientiae – 1993

Roger Carrer

Mestre em educação e saúde na infância e Adolescência, UNIFESP. Pesquisador e atuante na investigação e tecnica de musicoterapia Vibroacústica, ministra aulas em cursos de extensão na USP, em cursos de Biopsicologia, Neurociências e etc.

Viviane Louro

 Prof. Ms. Doutoranda Viviane Louro – Doutoranda em Neurociências pela UNIFESP. Mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com enfoque em educação especial; Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Em sua formação contempla: estagio em musicoterapia pela AACD; cursos na área da deficiência cognitiva, auditiva, física e psicomotricidade. Atualmente, é coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, coordenadora de inclusão da Escola Municipal de Música e diretora do Espaço Pedagógico de Artes (www.espacopedagogicodeartes.wordpress.com). Ministra constantemente palestras e cursos sobre educação musical inclusiva em todo Brasil, dentre os Estados que já foi estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco,. Desde 2004 é organizadora do Simpósio de Educação Musical Especial que ocorre anualmente em SP e desde 2006 é organizadora do site Música e Inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com). Foi fundadora e diretora musical do grupo Trupe do Trapo (formado por pessoas sem e com deficiências) por 8 anos. É consultora em inclusão do Projeto NEOJIBÁ na Bahia e da ONG Grão de Areia em SP. Autora de diversos artigos, capítulos de livros na área de inclusão e autora dos livros: Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas (2006,) Arte e Inclusão Educacional (2007); Arte com responsabilidade social – inclusão pelo teatro e música (2009) e Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência (2012).

Marcos Cipullo

Doutor em psicologia clínica (PUC) Professor da Universidade Federal de São Paulo — Campus Baixada Santista nas cadeiras de Psicodiagnóstico, supervisão Clínica e Música e Saúde: uma aproximação fenomenológica. Psicólogo, músico e escritor.

 

Em breve mais informações 

Anúncios

2 respostas para Programação

  1. Camila Braido disse:

    Onde será o Fórum?
    Grata
    Camila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s